sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Fototerapia

        Fototerapia é utilizada para tratar uma grande variedade de dermatoses. Desde o século passado a fototerapia tem sido utilizada em várias modalidades, com irradiação UVA ou UVB. Está indicada para todos os tipo de dermatoses inflamatórias e com período crônico de evolução, como vitiligo, pasoríase, parapsoríase, linfomas cutâneos de células T, eczemas crônicos, demonstrando bons resultados terapêuticos. Pode ser utilizada como monoterapia ou associada a outras drogas, como retinóides, metotrexate, ciclosporina, com objetivo de diminuir o tempo de tratamento e as doses das medicações mencionadas. Como os demais tipos de tratamento, a fototerapia apresenta algumas limitações, como a necessidade de equipamentos específicos, a adesão do paciente, a possibilidade de indicação ao paciente e a dose cumulativa de irradiação UV. A fototerapia deve ser conduzida com seguimento criterioso para a obtenção de resposta efetiva com poucos efeitos colaterais. 


Fototerapia em recem-nascidos

       Consiste em colocar a criança debaixo de uma fonte de luz intensa, que será absorvida pela pele provocando alterações químicas nas moléculas de bilirrubina presentes debaixo da pele. Estas moléculas são transformadas em derivados hidrossolúveis, facilitando desta forma a eliminação mais rápida do organismo.
        A eficácia deste tratamento depende da intensidade da luz emitida pelos aparelhos, do espectro de emissão ser próximo do de absorção da bilirrubina, da idade do recém-nascido, da idade gestacional, do peso de nascimento, da causa da icterícia e do valor da bilirrubinémia no início do tratamento.

       Este tratamento pode levar à degeneração da retina devido à exposição prolongada da luz, pelo que é imprescindível uma correta proteção dos olhos.

VAPOR DE OZÔNIO

            Vapor de ozônio é um equipamento indispensável em nosso atendimento diário. Entre suas principais indicações podemos citar:
• Emoliência e descontaminação no preparo da limpeza de pele
• Hidratação na Terapia capilar
• Emoliência no preparo prévio da esfoliação para o protocolo de revitalização cutânea
• Emoliência para a esfoliação na hidratação corporal
          A ação de emoliência do vapor associa-se ao efeito bactericida e fungicida do ozônio que muito auxilia no processo de desinfecção da pele reduzindo a flora bacteriana contaminante na pele acneica. Sua utilização facilita e favorece diversos procedimentos nos trazendo praticidade no atendimento e inúmeros benefícios ao nosso paciente.
Para que  alguns incidentes sejam evitados são necessários alguns cuidados imprescindíveis como:
• Optar sempre por adquirir equipamentos de fabricantes idôneos que tenham Registro no Ministério da Saúde
• Ao comprar o equipamento testá-lo antes do uso em pacientes
• Utilizar sempre água filtrada que é livre de impurezas, microrganismos, partículas de areia e de terra, pedregulhos, etc.
• Observar se a água forma espuma excessiva ao ferver porque dependendo do tratamento que essa água receber da rede de fornecimento ela pode apresentar componentes que modificam a sua qualidade
• Se possível, ferver a água e reservá-la antes de adicioná-la ao vapor para eliminar o excesso de cloro que costuma sedimentar-se nas paredes internas da caldeira do vapor sob a forma de pequenos cristais. Estes pequenos cristais podem vir a se desprender e entupir a saída do vapor provocando jatos de água fervente; entre outros.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Manta térmica


O que é Termoterapia?
Termoterapia é um tratamento que se utiliza de aquecimento local.É indicada para celulite e lipodistrofia ( gordura localizada ). O organismo reage localmente ao calor, aumentando a liberação de acetilcolina produzida pela glândula do hipotálamo. A acetilcolina provoca a dilatação dos vasos sanguíneos e facilita o fluxo de sangue, favoroce, assim, a eliminação dos catabólitos ( subprodutos indesejáveis do metabolismo ). A vasodilatação também favorece a migração dos macrófagos, contribuindo assim para o  combate de processos infecciosos. A cada 1ºC de elevação do organismo o metabolismo aumenta 13%, aumentando assim o gasto de energia ( processo de lipólise ).
Alguns efeitos da Termoterapia:
• Tratamentos de redução e gordura localizada;
• Ativação metabólica celular, aumentando a permeabilidade das células e vasos, estimulando e melhorando muito a circulação sanguínea e linfática;
• Melhora a performance e permeação de ativos cosméticos;
• Eficiência contra o estresse;
• Diminuição dos ácidos graxos;
• Diminuição mais rápida do ácido láctico produzido em exercícios ou atividades físicas;
• Estimula a renovação celular.
• Promove analgesia e combate problemas inflamatórios relacionados à tensão muscular, doenças reumáticas (artrose, bursites,reumatismo, fibromialgia, etc).

Peeling

O peeling é um procedimento médico que consiste na esfoliação da pele para promover uma renovação da mesma, resultando no rejuvenescimento com redução ou desaparecimento de manchas, algumas lesões provocadas pelo sol, rugas finas e cicatrizes superficiais. Os peelings podem ser físicos (dermoabrasão) e químicos (superficiais, médios e profundos). 


COMO AGE O PEELING ?
A pele é formada por duas camadas principais a epiderme e a derme. A Epiderme é subdividida em 5 camadas muito finas: Extratos Corneum, Lucidun, Granulosum, Spinosum e Basal
e a Derme em 2 camadas mais espessas: Papilar e Reticular
Separando as duas camadas, fica a membrana basal , responsável pela regeneração da pele. A membrana basal se continua pelos anexos da pele, como os folículos pilosos e glândulas é esta membrana basal a responsável pela regeneração da pele após os peeling mais profundos.
Explicando de uma maneira simples, o peeling retira camadas da pele e cria uma regeneração celular a partir da camada basal e dos anexos que gerará uma pele melhor.
Os peelings podem ser muito superficiais , superficiais , médios e profundos dependendo da região da pele que atinge . 


TIPOS DE PEELING , CAMADAS ATINGIDAS E PROBLEMAS TRATÁVEIS 
Nível 1
Peeling Muito Superficial
Camadas Superiores da Epiderme
manchas muito superficiais, aspereza, pele sem brilho, pele descamativa , pele "seca", peles "cansadas" e "maltratadas"
Nível 2
Peeling Superficial
Epiderme
manchas superficiais, aspereza, rugosidades finas, acne ativa,
Nível 3
Peeling Médio
Epiderme , Derme papilar e camada superficial da derme reticular
Rugas, manchas, cicatrizes de acne , sulcos,
Nível 4
Peeling Profundo
Epiderme , Derme reticular
Envelhecimento total da pele, cicatrizes de Acne muito profundas
 
RECOMENDAÇÕES APÓS O PEELING :
_ Evitar o sol e aplicar filtros solares várias vezes ao dia;
_ Manter a pele hidratada;
_ Usar somente sabonetes neutros para o local duas vezes o dia;
_ Não retornar o uso de cremes com ácidos até que seja orientado;
_ Homens podem se barbear somente com aparelhos elétricos;
_ Não remover a pele que começa a descamar por risco de formar cicatriz;
_ Avisar caso ocorra dor, secreção purulenta ou crostas espessas;
_ Avisar o médico caso tenha herpes labial ou na face;
_ Não usar substâncias químicas como agentes depilatórios, maquiagem, perfumes,
detergentes, tinturas ou spray de cabelos;
_ Retornar nas consultas agendadas.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Obesidade



O que é?
Denomina-se obesidade uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, ou seja, que traz prejuízos à saúde do indivíduo.
Como se desenvolve ou se adquire?
Nas diversas etapas do seu desenvolvimento, o organismo humano é o resultado de diferentes interações entre o seu patrimônio genético (herdado de seus pais e familiares), o ambiente sócioeconômico, cultural e educativo e o seu ambiente individual e familiar. Assim, uma determinada pessoa apresenta diversas características peculiares que a distinguem, especialmente em sua saúde e nutrição.
O que se sente?
O excesso de gordura corporal não provoca sinais e sintomas diretos, salvo quando atinge valores extremos. Independente da severidade, o paciente apresenta importantes limitações estéticas, acentuadas pelo padrão atual de beleza, que exige um peso corporal até menor do que o aceitável como normal.
Como se trata?
O tratamento da obesidade envolve necessariamente a reeducação alimentar, o aumento da atividade física e, eventualmente, o uso de algumas medicações auxiliares. Dependendo da situação de cada paciente, pode estar indicado o tratamento comportamental envolvendo o psiquiatra. Nos casos de obesidade secundária a outras doenças, o tratamento deve inicialmente ser dirigido para a causa do distúrbio.